Frutas e Hortaliças Saúde Garantida!

01/11/2021

Benefícios do consumo de frutas e hortaliças: por que é importante?

consumofrutashortaliças

consumo de frutas

Os benefícios do consumo de frutas e hortaliças para nossa saúde não é novidade. Pode ser até repetitivo, mas a verdade é que comer frutas, legumes e verduras todos os dias é fundamental para quem busca uma estilo de vida mais saudável.

As frutas e as hortaliças são alimentos com um perfil nutricional muito interessante. Isso porque, possuem poucas calorias e bom aporte de vitaminas e minerais – nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

Quem consome frutas e hortaliças com regularidade apresenta aumento da disposição e a diminuição de riscos de doenças como a hipertensão e a diabetes.

Além disso, esses alimentos são muito versáteis e podem ser consumidos crus, cozidos, em forma de sucos, preparos salgados e doces.

Mesmo com todos esses benefícios, ainda é comum ver algumas pessoas “virarem a cara” para um bom prato de salada. Para mudar isso, diversos estudiosos estão debruçados nas pesquisas sobre o impacto dos vegetais na saúde humana.


VEJA TAMBÉM

Hortaliças orgânicas são mais seguras que os alimentos convencionais?


Importância do consumo de frutas e hortaliças, segundo as pesquisas

Pesquisadores da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, conduziram um estudo que analisou os hábitos alimentares de mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo e que foi publicado este ano no Journal of Epidemiology.

A descoberta mais impressionante foi a de que o consumo de 10 porções diárias de frutas e hortaliças poderia evitar até 7,8 milhões de mortes prematuras, mas não foi a única. Segundo o estudo:

  • Pequenas quantidades de frutas e verduras todos os dias já trazem benefícios para a saúde, mas é certo que quanto maior a porção diária, melhor;
  • A incidência de câncer é menor em quem consome alimentos verdes, amarelos e as chamadas crucíferas, como couve-flor, repolho e brócolis;
  • As crucíferas também ajudam a evitar doenças cardíacas e derrames, mas maçãs, peras, frutas cítricas e folhas verdes também são amigas do nosso sistema cardiovascular;
  • Frutas e vegetais ajudam a reduzir o colesterol e a pressão arterial, contribuindo também para fortalecer nosso sistema imunológico.

O consumo de frutas, legumes e verduras diariamente contribui para reduzir em:

  • 24% o risco de doença cardíaca;
  • 33% o risco de derrame;
  • 28% o risco de doença cardiovascular;
  • 13% o risco de câncer;
  • 31% o risco de morte prematura.

Ainda é baixo o consumo de frutas e hortaliças pelos brasileiros

Mesmo com esses dados – que deixam claro o quanto é importante incluir frutas e hortaliças na dieta – o consumo desses alimentos pelos brasileiros ainda deixa a desejar. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 24,1% dos brasileiros ingere a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS recomenda o consumo de 400 gramas diários de frutas, legumes e verduras, em cinco ou mais dias da semana.

Entre os homens, o percentual verificado pela pesquisa é ainda menor: apenas 19,3% atendem às recomendações. Entre as mulheres, o consumo atinge 28,3% do total.

Por que o brasileiro não consome frutas e hortaliças

Os dados da pesquisa do Ministério da Saúde são preocupantes e tentar entender o que influencia o baixo consumo de frutas e hortaliças pode ser um caminho para melhorar a saúde da população brasileira.

Alguns pesquisadores já estão desenvolvendo pesquisas a esse respeito. Segundo estudos, o aspecto cultural configura-se como uma das principais barreiras para o consumo.

Essa barreira é apontada, principalmente, ao se considerar o dia a dia corrido da população que acaba não tendo tempo para ir ao mercado para comprar produtos frescos. Soma-se a isso, a disponibilidade de alimentos mais práticos, mas que são carregados de conservantes e pobres em nutrientes.

Mudar esse cenário é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.

Como aumentar o consumo de frutas

Consumir a quantidade recomendada de frutas e hortaliças parece ser um desafio, mas não é bem assim. De acordo com a nutricionista Sueli Longo, esta recomendação pode ser inserida no dia-a-dia: se consumirmos 01 porção de salada (03 folhas de alface, 01 colher de sopa de cenoura crua ralada, 01 colher de sopa de beterraba cura ralada – 105 gramas), 01 maçã pequena (90 gramas), 01 banana média (90 gramas) e 01 laranja (120 gramas) totalizaremos 405 gramas, ou seja, a recomendação é fácil e simples de ser seguida

Outro fator que pode contribuir para uma mudança de hábitos é a variedade de alimentos e preparos.

O Brasil é um país privilegiado nesse quesito. São diversas opções de frutas, legumes e verduras. Do comum ao exótico, do tropical ao temperado, existem diversas possibilidades.

A forma de preparo também não fica atrás, você pode preparar de entradas a sobremesas com a mesma fruta ou hortaliça.

Que tal um incentivo a mais na mudança de hábito? Conheça os dez legumes mais consumidos pelos brasileiros. Leia a lista eleja seu favorito.

0 Comentários

Adicione um comentário

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


AutoDJ

Grandes Clássicos

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Cazuza

Faz Parte Do Meu Show

top2
2. Renato Russo

Mais Uma Vez

top3
3. Guilherme Arantes

Extase

top4
4. Hebert Vianna

Ela Disse Adeus

top5
5. Kid Abelha

Como Eu Quero


Anunciantes